26 de fevereiro de 2014

Ingredientes para bem cozinhar


Masterchef Australia


Curiosamente, apesar de existir alguma incompatibilidade entre a minha pessoa e os tachos, sou grande fã do programa de televisão 'MasterChef Australia' :) facto que faz alguma confusão ao Luís, dado que o vejo meramente por uma questão de estética e não tanto do ponto de vista culinário. Mas então o que me atrai neste programa? Desde logo por ser Australiano! ...sempre tive muita vontade de viajar até a Austrália :D ... depois, porque gosto de toda a dinâmica dos desafios que são colocados aos concorrentes. Ou seja, gosto da forma como lidam com a comida, da combinação de sabores que fazem, texturas e cores, é tudo muito visual e instintivo (e técnico também, claro). Gosto do stress a que são sujeitos na elaboração dos cozinhados que resultam em pratos de aspecto suculento e sofisticado. Gosto do processo de avaliação por parte dos elementos do júri, dos comentários e das críticas. É uma arte ^_^ e é aqui que entra o meu interesse. 

Parte da minha 'aprendizagem' advém da observação que faço de tudo o que me rodeia e como tal o que acima vos mencionei contribui, de uma forma ou de outra, para o aguçamento da minha perícia. Estou atenta às formas, ao aspecto, cores, texturas, detalhes e pormenores que me enriquecem a criatividade, seja através do ambiente quotidiano, de revistas e livros ou de programas de televisão ;).

No fazer verifico que se aplicam os mesmos ingredientes vezes e vezes sem conta. Seja quando fotografo e jogo com a abertura do diafragma, com a velocidade de obturação, com o ISO e o balanço de brancos para capturar uma imagem tal como a vejo ou idealizo... ou ainda, quando preparo uma cor de tinta a partir das cores primárias, do preto e do branco e vou corrigindo a mistura colocando mais uma pitada de azul, magenta ou amarelo, a fim de obter aquela cor que tenho na ideia. Que é justamente o que fazem estes concorrentes, de forma criativa e instintiva ora apimentam ora salgam, contrastam sabores opostos e complementares, seduzindo o cérebro de outrem com a beleza e elegância da sua criação final. 

Sem comentários:

Enviar um comentário