22 de abril de 2013

DIA DE BOLO





Quando faço bolos cá em casa é dia de grande alegria :P Andam todos de minha volta, até a cadela! (não vá a sorte sorrir-lhe e cair da bancada uma migalha mais generosa ^.^) As perguntas do costume são sempre as mesmas, claro: - Então? Já está pronto? Já podemos comer? Ainda falta muito?

Quem me conhece sabe que eu e a cozinha não conjugamos o mesmo verbo, mas quando os vejo felizes e de boca cheia, penso: - Que gosto dá fazer um bolo ©

Queques de Limão com sementes de papoila

1 ovo (eu usei 2)
raspa e sumo de 1 limão
2 c. de sopa de sementes de papoila
375 g de farinha
200 g de açúcar
125 ml de óleo (eu usei a mesma quantidade de azeite em vez do óleo)
125 ml de leite
1 c. de chá de essência de baunilha
3 c. de chá de fermento em pó
açúcar para polvilhar

Numa taça misturam a farinha com o fermento, o açúcar, as sementes de papoila e a raspa de limão.
À parte misturam os ovos com o leite, a essência de baunilha, o azeite e o sumo do limão e juntam à mistura anterior, sem bater demasiado.
Forram uma forma para queques com forminhas de papel frisado (daquelas que podem ir ao forno) e enchem até cerca de 2/3 da sua capacidade.
Polvilham com açúcar e levam a cozer em forno previamente aquecido (180º C) cerca de 25 minutos.
Deixam-se arrefecer sobre uma rede.

Everytime I make a cake is a day of great joy here at home :P Everyone's around my back, even the dog! (you never know it might be a luck day and a generous crumb fall over the counter ^.^) The questions are always the same, of course "So? It is ready? Can we eat? How much further?"

Those who know me, know that the kitchen and I dont exactly match, but when I see them happy and with a full mouth I think: - How wonderfull is to bake a cake ©

2 comentários: