30 de janeiro de 2013

BRUXANA




 

É comum na "blogosfera" promover o trabalho daqueles que apreciamos e admiramos... e como eu não fujo à regra, hoje escolhi promover o trabalho da Bruxana, o qual tenho vindo a publicar neste blogue. A primeira incursão dela no "mundo craft", que me lembro,  foi com um colar de missangas que me fez para eu usar com um vestido que levei ao seu casamento. Ainda hoje o tenho, já lá vão 11 anos :) Depois de muita bijutaria e porque é por demais criativa e empreendedora explorou outras áreas do DYS, como o ponto cruz; trapilho; a técnica do guardanapo; pintura de gesso e de madeira e mais recentemente a costura. Reuni algumas das coisas que tenho dela para aqui fazer uma "rapsódia" do seu trabalho. Mas como é também importante conhecer a artista, convencia-a a responder a algumas questões sobre ela, cá vai :)  

DSPAM: Como começou este desejo de criar coisas?
B.: Comecei na escola. Fui encorajada pelas disciplinas de que quase nenhum dos meus colegas gostava, como trabalhos manuais, madeira, mecanotecnia, têxteis... a verdade é que quando iniciava um projecto, este parecia-me sempre difícil, mas conseguia sempre acabá-lo, por isso decidi descobrir até onde era capaz de chegar. Aprender a fazer uma coisa nova é fabuloso e eu gosto de experimentar novas técnicas e novos materiais... e para além disso sou viciada no resultado final J acredito que somos capazes de construir qualquer coisa a que nos propusermos, tudo depende da nossa motivação.

DSPAM: De todos os artigos que fizeste até hoje qual  é o que te ficou no coração?
B.: J Uma cadeira que fiz no 6.º ano em madeiras. Era uma cadeira de praia com 3 posições de encosto e com uma cobertura em lona... ainda esteve no meu quarto durante alguns anos.

DSPAM: O que gostas mais de fazer?
B.: A bijuteria e a pintura em madeira, são as minhas técnicas preferidas.

DSPAM: Qual é o teu espaço preferido?
B.: A minha marquise... que agora é o meu atelier J É um espaço pequeno mas organizado e tem quase tudo o que preciso... o que não tem é porque ainda não experimentei fazer J

DSPAM: Filmes, música e livros preferidos?
B.: Filmes, os meus preferidos são os dos heróis da Marvel J  os do Poirot, Sherlock Holmes... quanto a música, a minha preferida é desde sempre o “Wish You Were Here” dos Pink Floyd e mais recente a música “Fix You” dos Coldplay”... quanto a livros J é impossível dizer pois sou viciada em leitura, sobretudo em romances (claro).

DSPAM: O que é para ti importante?
B.: A minha família, a minha gata, os meus sonhos... o meu cantinho.

DSPAM: Como classificas esta tua habilidade, como um "hobbie" ou algo a desenvolver como profissão?
B.: Infelizmente é apenas um "hobbie"... gostaria muito se pudesse articulá-la com o meu sonho de profissão... gostaria de estar ligada à área das crianças e da terapia ocupacional.

DSPAM: Gostarias de deixar alguma mensagem especial às leitoras deste blogue?
B.: Claro! Sigam-no, comentem tudo aquilo de que gostarem, pois uma tentativa de lutar pelo que gostamos é sempre valorizável e devemos encorajá-lo.

Sem comentários:

Enviar um comentário